quinta-feira, abril 16, 2015

E a voz do rádio no Dia Mundial da Voz...

O toque apurado, porém sensível, da mão de minha mãe no início da manhã vinha acompanhado da voz de um antigo aparelho de rádio, possivelmente confeccionado antes do início da produção dos modelos valvulados. Era o momento de levantar da cama e iniciar um dia cheio de atividades para uma criança de apenas cinco anos de idade. A voz agradável e animada do locutor convidava a ter um dia disposto. “Não perca a condução, já são seis horas e cinco minutos.” A música de trilha anunciava os nascimentos do dia em Joinville: “Quando eu era criança mamãe dizia: bilu, bilu, bilu, bilu teteia...”.

Mais divertido ainda era ouvir o locutor cantar, de forma improvisada, o nome dos bairros e localidades da região: “Araquari, Itinga I, Itinga II...”. Foi assim que aprendi a amar e ouvir rádio. A insatisfação de acordar cedo e de saber que iria ficar longe de meus pais, especialmente de minha mãe, por ter que ir à creche, era esquecida quando a voz do radialista ecoava das pequenas caixas do receptor radiofônico. Eu fui levado a me apaixonar por um dos maiores meio de comunicação de massa do século 20. (Trecho da introdução da monografia no curso de Jornalismo em 2011.)

Hoje é o Dia Mundial da Voz! O rádio vive da voz e de quem a ouve!

Minha homenagem a quem cuida da voz e quem a tem como instrumentos de trabalho.

Nenhum comentário: